PJ Aqui , PJ lá, PJ Em Todo Lugar

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

AMIGOS EM CRISTO

Somos mais que um grupo de amigos... Somos amigos em Cristo.


Enquanto lutamos sozinhos, somos seres fracos. É bonito ver união e juventude juntos num só lugar. E mais que bonito, é raro. Permanecemos, como grupo, cercado de pessoas boas, de gente que conhece de perto o valor supremo do respeito. Enquanto ainda somos sementes (como disse nosso caro Douglas), ansiamos alcançar a condição de árvore. Disseminamos esse desejo, crescemos com ele. Fizemos um do outro o nosso ponto de apoio e, dessa maneira, nos tornamos fortes. Somos mais quando estamos juntos. E, como manda a lei da vida, essa junção irá se desfazer um dia, como um ciclo rotineiro que nasce e renasce com o tempo. Aos poucos, novas pessoas vão surgir e novas experiências virão com elas. É um processo duplo. Perdemos e ganhamos com essas idas e vindas. Para quem chega, há a felicidade de um começo de caminhada, das oportunidades e do aprendizado. Para quem vai, fica a bagagem e a certeza cravada no peito de que a amizade surgida dos céus é eterna.

 
Já dizia o grande poeta Carlos Drummond:

"Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas."

                                                                                      Por: João Pablo Trabuco

domingo, 22 de agosto de 2010

Missão Jovem

Hora da Chegada


“A Missão É Dar De Si E Não Esperar Receber Dos Outros”, esse foi o tema da I Missão Jovem realizada pelo Grupo Amigos Em Cristo (Catedral Bom Pastor, Paróquia São Domingos) e a Pastoral da Juventude Forania São Lucas
Café-da-manhã
.
Visitando as casas
            A comunidade missionada foi a São Sebastião, Bairro Silva Pereira (Paróquia São Domingos – Irecê). Contamos com a presença dos grupos: Amigos em Cristo (Catedral Bom Pastor – Paróquia S. Domingos), Juventude Missionária (Com. Santa Maria Goretti – Paróquia S. Domingos), Jovens Fênix Em Ação (Paróquia São José Operário), JFC - Juventude Franciscana Cristã (Com. São Francisco – Paróquia S. Pedro), Talentos em Cristo (Paróquia São Pedro).
                                                             O encontro começou com o café-da-manhã, realizado no galpão da casa de uma moradora da comunidade, onde também foi realizada a maior parte do encontro e onde são realizadas as celebrações.
            Após a partilha do café-da-manhã, saímos em pequenos grupos pelas ruas do bairro. Nesse momento, segundo a comunidade, nos acompanharam cerca de 25 crianças, adolescentes e jovens! Visitamos as casas, e encontramos uma Comunidade que precisa de Deus, que precisa de ajuda tanto espiritual como material. Encontramos famílias desestruturadas pelo vicio, pelo álcool, pela violência. Porém percebemos que a grande maioria tem Deus no coração, nem que seja lá no fundo. Vimos pessoas que vêem Deus em todos os cômodos da casa, que são perseguidos pelos vizinhos.
Depois das visitas às casas, fomos almoçar na casa do Sr. Luís. Foi durante o almoço que compartilhamos nossos relatos. Durante a tarde nos reunimos com as crianças, que compareceram em peso. Brincamos, cantamos e falamos de Deus, de Jesus, de Maria para elas. Vimos nelas o grande futuro da Igreja, que está sendo deixada de lado. Há muito que na Comunidade não possui catequese. Depois nos despedimos das crianças, que foram brincar com alguns jovens da JFC, e nos reunimos com os jovens. Apesar de poucos terem comparecido, tivemos uma noção da necessidade que eles têm de conhecer Deus. Falamos que iríamos nos reunir com a Pastoral da Catequese da Paróquia São Domingos para tomarmos uma decisão, para trazer a catequese para a Comunidade e implantarmos um grupo de jovens, mas enquanto isso não acontecesse, convidamos os jovens para caminhar junto com a Crisma da Catedral Bom Pastor.
            Finalizamos a Missão com a Celebração da Missa presidida pelo Padre Jackson Jader, pároco da Paróquia São Domingos. 

Gincana Bíblica

Caros Jovens,
É com imensa satisfação que adentro ao vosso Blog, para registrar a nossa II Gincana Bíblica que iremos promover, conforme Cartaz acima. E é de suma importância que nossa Junventude se faça presente, glorificando ao SENHOR DA VIDA, e passando sua energia, seu amor, suas atitudes e saber para nossas Crianças e adultos que lá estarão; afinal ser Jovem é correr para o amanhã, é viver em SINTONIA com a VIDA, aprendendo, ensinando e partilhando seus SONHOS. É isso conto com vocês!!!
Abraços em Cristo.
Cáscia Leonel.
Pastoral da Catequese-Catedral Bom Pastor

domingo, 8 de agosto de 2010

Oração Pelos Pais

Senhor tu que és a luz do mundo.
Vem iluminar os pais!
Vem Senhor!
Tu que és o sal da terra.
Vem preservar os pais!
Vem Senhor!
Senhor tu que és o caminho para a vida.
Vem guiar os pais!
Vem Senhor!
Senhor tu que és fonte de sabedoria.
Vem iluminar os pais!
Vem Senhor!
Senhor, tu que és a vida dos corações.
Vem verificar os pais!
Vem Senhor!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vaidade

Eu estava me perguntando até onde chega a vaidade humana. Não digo pela estética, mas pelo prazer. Fico imaginando como seria o mundo desejado por Deus, um mundo de paz. Ontem, quando voltava para casa à pé, peguei uma entrada que dava para o asfalto. Em um certo momento, achei que ainda faltava muito para que eu chegasse e pudesse descansar, então, olhei para trás e vi que se voltasse, poderia entrar de novo no local que estava anteriormente e descansar, era mais próximo.
Era mais próximo, mas não era melhor. Algum momento, eu teria que me levantar, descansado ou não e ir para minha casa. Foi aí que percebi, sempre que voltamos atrás, estamos adiando algo que talvez nos fosse mais oportuno no momento dado. Deus tem um plano para cada um de nós e não devemos adiá-lo, nem tentar refazê-lo. Tens calma irmão, tudo tem seu tempo.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Carta Aos Jovens

"Precisamos de Santos sem véu ou batina. Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. Precisamos de Santos que coloquem
Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade. Precisamos de Santos que tenham
tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade. Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. Precisamos de Santos
comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais. Precisamos de Santos que vivam no mundo se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam cachorro-quente, que usem jeans, que sejam internautas. Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refrigeranteou comer pizza no fim-de-semana com os amigos. Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos"
João Paulo II Carta aos Jovens

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Missão Jovem

           

O Grupo de Jovens Amigos Em Cristo e a Pastoral da Juventude Forania São Lucas, irão realizar no dia 18 de julho a I Missão Jovem. 
A Comunidade que será missionada é a São Sebastião (Bairro Silva Pereira, em Irecê), da Paróquia São Domingos. Contaremos com a presença dos Grupos da PJ e JM da Forania.
Sairemos às 7:30 h da Catedral Bom Pastor.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Marcas de Amor...

Um menino tinha uma cicatriz no rosto, as pessoas de seu colégio não falavam com ele e nem sentavam ao seu lado, na realidade quando os colegas de seu colégio o viam franziam a testa devido à cicatriz ser muito feia.

Então a turma se reuniu com o professor e foi sugerido que aquele menino da cicatriz não freqüentasse mais o colégio, o professor levou o caso à diretoria do colégio.

A diretoria ouviu e chegou à seguinte conclusão:
Que não poderia tirar o menino do colégio, e que conversaria com o menino e ele seria o ultimo a entrar em sala de aula, e o primeiro a sair, desta forma nenhum aluno via o rosto do menino, a não ser que olhassem para trás.

O professor achou magnífica a idéia da diretoria, sabia que os alunos não olhariam mais para trás. Levado ao conhecimento do menino da decisão ele prontamente aceitou a imposição do colégio, com uma condição:

Que ele compareceria na frente dos alunos em sala de aula, para dizer o por quê daquela CICATRIZ.

A turma concordou, e no dia o menino entrou em sala dirigiu-se a frente da sala de aula e começou a relatar:

- Sabe turma eu entendo vocês, na realidade esta cicatriz é muito feia, mas foi assim que eu a adquiri:

- Minha mãe era muito pobre e para ajudar na alimentação de casa minha mãe passava roupa para fora, eu tinha por volta de 7 a 8 anos de idade...

A turma estava em silencio atenta a tudo.

O menino continuou: além de mim, haviam mais 3 irmãozinhos, um de 4 anos, outro de 2 anos e uma irmãzinha com apenas alguns dias de vida.

Silêncio total em sala.

Foi aí que não sei como, a nossa casa que era muito simples, feita de madeira começou a pegar fogo, minha mãe correu até o quarto em que estávamos pegou meu irmãozinho de 2 anos no colo, eu e meu outro irmão pelas mãos e nos levou para fora, havia muita fumaça, as paredes que eram de madeira, pegavam fogo e estava muito quente... Minha mãe colocou-me sentado no chão do lado de fora e disse-me para ficar com eles até ela voltar, pois minha mãe tinha que voltar para pegar minha irmãzinha que continuava lá dentro da casa em chama. Só que quando minha mãe tentou entrar na casa em chamas as pessoas que estavam ali, não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha, eu via minha mãe gritar:

- "Minha filhinha está lá dentro!" Vi no rosto de minha mãe o desespero, o horror e ela gritava, mas aquelas pessoas não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha...

Foi aí que decidi. Peguei meu irmão de 2 anos que estava em meu colo e o coloquei no colo do meu irmãozinho de 4 anos e disse-lhe que não saísse dali até eu voltar. Saí de entre as pessoas, sem ser notado e quando perceberam eu já tinha entrado na casa. Havia muita fumaça, estava muito quente, mas eu tinha que pegar minha irmãzinha. Eu sabia o quarto em que ela estava. Quando cheguei lá ela estava enrolada em um lençol e chorava muito... Neste momento vi caindo alguma coisa, então me joguei em cima dela para protegê-la, e aquela coisa quente encostou-se em meu rosto...

A turma estava quieta atenta ao menino e envergonhada, então o menino continuou: Vocês podem achar esta CICATRIZ feia, mas tem alguém lá em casa que acha linda, e todo dia quando chego em casa, ela, a minha irmãzinha me beija porque sabe que é Marca de AMOR.

Vários alunos choravam, sem saberem o que dizerem ou fazerem, mas o menino foi para o fundo da classe e imovelmente sentou-se.

Para você que leu esta história, queria dizer que o mundo está cheio de CICATRIZ.Não falo da CICATRIZ visível mas das cicatrizes que não se vêem, estamos sempre prontos a abrir cicatrizes nas pessoas, seja com palavras ou nossas ações.

Há aproximadamente 2000 anos JESUS CRISTO, adquiriu algumas CICATRIZES
 emsuas mãos, seus pés e sua cabeça.

Essas cicatrizes eram nossas, mas Ele, pulou em cima da gente, protegeu-nos e ficou com todas as nossas CICATRIZES..

Essas também são Marcas de AMOR.
Jesus te ama, não por quem você é, mas sim pelo que você é, e para Jesus você é a pessoa mais importante deste mundo.
Nunca se esqueça disso!!!
 
(autor desconhecido)

domingo, 27 de junho de 2010

[+] Reflexão.

"Meu filho, faze o que fazes com doçura, e mais do que a estima dos homens, ganharás o afeto deles. Quanto mais fores elevado, mais te humilharás em tudo, e perante Deus achará misericórdia, [...] mas pensa sempre no que Deus te ordenou." Eclesiástico 3, 19-20;22



Mais que o orgulho e a soberba, prevalecem os desejos de Deus. Sejamos jovens, mas jovens em Cristo. Paz e sabedoria a todos.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

[+] Eventos: Feira da Pechincha.


 
Já está confirmada a data da Feira da Pechincha da Pastoral da Juventude, que acontecerá dia 27 (domingo), em frente ao PSF da comunidade Nossa Senhora Aparecida, a partir das 9:00 hrs da manhã. A participação de todos é essencial e, claro, importantíssima!

Semana da Cidadania

Douglas, Amanda, Ir. Ângela, Darlis, Adriana, Pablo, Josiele

A Semana da Cidadania é uma das Atividades Permanentes da PJ e foi realizada esse ano do dia 14 ao 21 de abril, e teve como tema: Trabalho para a vida e não para a morte . Aqui em Irecê nós celebramos a Semana da Cidadania no dia 18 de abril. Tivemos a presença do Pe. José Cordeiro, da Paróquia São José Operário, além dos grupos de jovens das três Paróquias da cidade.  

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fotos: II Jantar da Juventude. 4ª parte

Chegamos ao fim do Jantar e fizemos a foto oficial, que registrou mais um evento bem sucedido da nossa Forania. A paz de Cristo esteja com todos vocês!

domingo, 20 de junho de 2010

Fotos: II Jantar da Juventude. 3ª parte

Terminada a maratona de comidas, a juventude se une para a limpeza dos pratos. E quão bonito é ver que há união e compreensão da parte de todos!

 
                                              Bianca e Camila
                                              
 
Pablo e Douglas
Bianca
Douglas e Adriana                                                       

Fotos: II Jantar da Juventude. 2ª parte

"Mais vale um bocado de pão seco, com a paz, do que uma casa cheia de carnes, com a discórdia." Provérbios 17, 1.

Fotos: II Jantar da Juventude.



Realizado no Centro Paroquial de Irecê, 
o evento reuniu grupos das três paróquias da cidade.



Boas vindas.

Muito bem pessoal, enfim foi criado o nosso blog! A partir de agora, os grupos da Pastoral da Juventude poderão se conhecer e se relacionar melhor uns com os outros. Poderemos nos informar melhor sobre os eventos e estar mais integrados, fazendo a nossa juventude agir cada vez mais firme, pregando e profetizando tudo aquilo que disse o nosso Jesus. Peço a Deus que abençõe cada fiel que visita esse blog e que nada seja capaz de abalar a nossa Pastoral, que cresce e cresce com alegria!
Agradecido, o coordenador, Pablo Trabuco.